PGBL vs. VGBL

PGBL VGBL
Indicado para quem declara pelo modelo completo, em que é possível identificar as deduções. Ideal para os contribuintes que declaram através do modelo simplicado. A tributação incide apenas sobre os rendimentos na hora do resgate.

Declarando PGBL

Declarando VGBL

Por ser um complemento da aposentadoria, o PGBL não é considerado uma aplicação. A forma de declarar é diferente por conta disso.

O contribuinte deve informar as contribuições e os resgates realizados nos anos que ocorreram. A alíquota vai incidir sobre o valor total resgatado.

Em Pagamentos efetuados, selecione um desses três códigos disponíveis 36 – Previdência complementar, 37 – Contribuições para as entidades de previdência complementar fechadas de natureza pública e 38 – Fapi – Fundo de Aposentadoria Programa Individual – fundos patrocinados por empresas.

No informe de rendimentos, está escrito por qual código o investidor deve optar; Em discriminação, escreva nome e CNPJ da instituição responsável pelo plano de previdência.

Se em 2019 o contribuinte fez apenas contribuições e nenhum resgate, não há necessidade de declarar nada além disso. Se nos últimos 12 meses não houve contribuição, não há necessidade de declaração.

O VGBL é considerado uma aplicação financeira. Então é preciso informar os resgates e também o saldo do plano na aba Bens e Direitos, já que o imposto incide somente sobre a rentabilidade.

Acesse a aba Bens e Direitos e selecione o código 97 – VGBL – Vida Gerador Benefício Livre.

No campo discriminação, escreva o nome da entidade que administra os recursos e o CNPJ.

No campo Situação em 31/12/2020, insira o saldo bruto total investido no plano até essa data e em Situação em 31/12/2019 também o saldo bruto total aplicado nesta data – sem incluir a rentabilidade.

No informe de rendimentos, o contribuinte tem acesso a todos os valores.

Continuar a jornada:

Tributação Progressiva

Tabela de tributação progressiva que incide sobre seus ganhos.

Tributação Regressiva

Tabela de tributação regressiva que incide sobre seus ganhos.

Não sabe como declarar seu IR na Bolsa?

Conheça a Akeloo