Emitindo e pagando carnê-leão

Na Jornada da Declaração de IR da Akeloo sobre mercado exterior, você já descobriu que dividendos pagos em mercados estrangeiros exigem a apuração de carnê-leão no Brasil — e, caso superem os R$ 1.903,98 dentro de um mesmo mês, os mesmos são taxados via pagamento de DARF até o último dia útil do mês seguinte ao dos rendimentos.

Vale reforçar que dividendos mensais devem ser declarados em seu valor bruto, em reais (R$). A conversão do câmbio deve ser feita pela cotação do dólar PTAX de compra no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do recebimento dos rendimentos.

Na sequência, o investidor deverá informar no programa os impostos pagos no exterior. Em caso de retenção — como é o caso dos dividendos pagos nos EUA —, basta selecionar a opção “Pagamentos” e clicar no botão “Pagamento“.

E, para emitir o carnê-leão, você não precisa instalar nenhum programa em seu desktop. Você pode realizar todo o procedimento através do sistema “Apurar carnê-leão” da Receita Federal. Para ser redirecionado, clique aqui!

E, uma vez dentro do portal:

  1. Clique em “Iniciar” e faça o login em sua conta GOV.BR. Caso você ainda não tenha uma, será necessário preencher uma página com informações pessoais para criar sua conta e realizar seu primeiro acesso;
  2. Procure pelo menu “Declaração” e vá até “Acessar Carnê-Leão”;
  3. Na barra lateral esquerda, clique em “Rendimentos” e depois em “+Rendimento”;
  4. Preencha com as informações solicitadas pela plataforma — como natureza, data do pagamento, descrição do dividendo, valor em reais, entre outras;

Depois de lançar o recebimento dos dividendos, vá até “Demonstrativo” no menu lateral, procure pelo mês em questão e clique no ícone da impressora para gerar o DARF. O pagamento do DARF, por sua vez, pode ser feito através do aplicativo do seu banco.

Além do mais, para simplificar a inserção de seus dividendos recebidos no exterior no Imposto de Renda, você pode importar seus lançamentos de carnê-leão — assim você não precisa preencher cada informação manualmente. Para isso:

  1. No programa da Receita Federal, acesse a declaração;
  2. Vá até “Fichas de Declaração” e clique em “Importações”;
  3. Procure por “Importar Carnê-Leão”;
  4. Na sequência, clique em “Entrar com GOV.BR” e faça o login em sua conta;
  5. Indique se os dados para importação são do titular da declaração ou de um dependente, informando o nome do contribuinte;

Por fim, clique em “Sim” para confirmar a importação.

Apesar disso, ainda assim você deve conferir com calma cada um dos dados importados — para retificá-los em caso de necessidade.

Dica da Akeloo: Em muitos casos o cálculo e apuração dos resultados pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar neste processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, criptomoedas e mercado americano — que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na Declaração Anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos todo mês. Clique aqui e saiba mais!

Continuar a jornada:

Declarando Mercado Exterior

Saiba como declarar a posse de ativos do exterior no IR

Declarando ganhos em Mercado Exterior

Descubra como declarar seus lucros fora do Brasil

Isenção em Mercado Exterior

Veja quem não precisa pagar o IR sobre mercado exterior

Dividendos do Mercado Exterior

Confira como declarar seus dividendos do mercado exterior

Acordos de Não Bitributação

Entenda os acordos que te impedem de pagar imposto duas vezes

Conta Corrente no Exterior

Declarando sua conta corrente estrangeira

Grande Patrimônio no Exterior

Esteja por dentro de como declarar Capital Brasileiro no Exterior (CBE) ao Banco Central

Não sabe como declarar seu IR na Bolsa?