Emitindo e pagando carnê-leão
Na Jornada da Declaração de IR da Akeloo sobre mercado exterior, você já descobriu que dividendos pagos em mercados estrangeiros exigem a apuração de carnê-leão no Brasil — e, caso superem os R$ 1.903,98 dentro de um mesmo mês, os mesmos são taxados via pagamento de DARF até o último dia útil do mês seguinte ao dos rendimentos.
Vale reforçar que dividendos mensais devem ser declarados em seu valor bruto, em reais (R$). A conversão do câmbio deve ser feita pela cotação do dólar PTAX de compra no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao do recebimento dos rendimentos.
Na sequência, o investidor deverá informar no programa os impostos pagos no exterior. Em caso de retenção — como é o caso dos dividendos pagos nos EUA —, basta selecionar a opção “Pagamentos” e clicar no botão “Pagamento“.
E, para emitir o carnê-leão, você não precisa instalar nenhum programa em seu desktop. Você pode realizar todo o procedimento através do sistema “Apurar carnê-leão” da Receita Federal. Para ser redirecionado, clique aqui!
E, uma vez dentro do portal:
- Clique em “Iniciar” e faça o login em sua conta GOV.BR. Caso você ainda não tenha uma, será necessário preencher uma página com informações pessoais para criar sua conta e realizar seu primeiro acesso;
- Procure pelo menu “Declaração” e vá até “Acessar Carnê-Leão”;
- Na barra lateral esquerda, clique em “Rendimentos” e depois em “+Rendimento”;
- Preencha com as informações solicitadas pela plataforma — como natureza, data do pagamento, descrição do dividendo, valor em reais, entre outras;
Depois de lançar o recebimento dos dividendos, vá até “Demonstrativo” no menu lateral, procure pelo mês em questão e clique no ícone da impressora para gerar o DARF. O pagamento do DARF, por sua vez, pode ser feito através do aplicativo do seu banco.
Além do mais, para simplificar a inserção de seus dividendos recebidos no exterior no Imposto de Renda, você pode importar seus lançamentos de carnê-leão — assim você não precisa preencher cada informação manualmente. Para isso:
- No programa da Receita Federal, acesse a declaração;
- Vá até “Fichas de Declaração” e clique em “Importações”;
- Procure por “Importar Carnê-Leão”;
- Na sequência, clique em “Entrar com GOV.BR” e faça o login em sua conta;
- Indique se os dados para importação são do titular da declaração ou de um dependente, informando o nome do contribuinte;
Por fim, clique em “Sim” para confirmar a importação.
Apesar disso, ainda assim você deve conferir com calma cada um dos dados importados — para retificá-los em caso de necessidade.