Debêntures comuns
O IR sobre rendimentos de Debêntures Comuns é pago automaticamente no momento do resgate do capital investido. Assim como nos investimentos anteriores, a corretora ou banco que possui a custódia do título fica encarregada de recolher o imposto e repassá-lo aos cofres públicos. Como acontece a cobrança? Também segue como base a tabela regressiva.
Declarando debêntures comuns no Imposto de Renda
- Acesse “Bens e Direitos”, clique em “novo“, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” e escolha o cód. “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros)”
- Informe o saldo dos investimentos entre 31/12/2020 e 31/12/2021
- Preencha a página com o CNPJ da instituição financeira responsável pelo título. Na parte de discriminação, informe o nome do emissor
- Os valores dos rendimentos provenientes do investimento em debêntures devem constar na aba “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”, no código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras”. O preenchimento desta ficha pode ser feito através do campo “Rendimentos Associados” na parte inferior da tela.
Etapa 1 – Bens e Direitos

