Como declarar Fundos Imobiliários

  1. Na ficha Bens e Direitos do programa, informe o saldo ou quanto está aplicado na linha de número 73 – Fundo de Investimentos Imobiliário.
  2. No campo Discriminação, informe a instituição financeira administradora do fundo, quantidade de cotas e, caso a conta seja conjunta, nome e número de inscrição no CPF do cotitular/CNPJ do fundo.
  3. Em Situação em 31/12/2020 (R$), deve-se informar o valor de aquisição do fundo independentemente do dia do ano que o adquiriu, conforme virá descrito no Informe de Rendimentos.
  4. Informe também o rendimento que teve ao resgatar o dinheiro da aplicação, caso o tenha feito. Neste caso, é preciso selecionar a aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 26 – outros – Não existe um código específico para FIIs.

No momento da declaração, deve-se informar o lucro líquido na ficha de Renda Variável, na aba Operações Fundos de Investimento Imobiliário.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e teste grátis por 7 dias.

Continuar a jornada:

Rendimentos de FII’s

Saiba como declarar rendimentos de Fundos Imobiliários.

Não sabe como declarar seu IR na Bolsa?

Conheça a Akeloo