Como declarar Fundos Imobiliários

  1. Na ficha Bens e Direitos do programa, informe o grupo 07 – Fundos, cód. 03 – Fundo de Investimentos Imobiliário.
  2. No campo Discriminação, informe a instituição financeira administradora do fundo, quantidade de cotas e, caso a conta seja conjunta, nome e número de inscrição no CPF do cotitular/CNPJ do fundo.
  3. Em Situação em 31/12/2021 (R$), deve-se informar o valor de aquisição do fundo, conforme virá descrito no Informe de Rendimentos.
  4. Informe também o rendimento que teve. Neste caso, o programa IRPF2022 permite que se acesse a ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, diretamente na parte inferior da tela de Bens e Direitos, no campo Rendimentos Associados. A ficha já virá preenchido sob o código 26 – outros – para que se informe os rendimentos provenientes deste bem.

declarando FIIs no imposto de renda

declarando FIIs no imposto de renda

como declarar FIIs no imposto de renda

No momento da declaração, no caso da venda de FIIs ao longo do ano de 2021, deve-se informar o lucro líquido ou prejuízo na ficha de Renda Variável, na aba Operações em FII ou Fiagro, em seu respectivo mês.

como declarar FIIs no imposto de renda

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Continuar a jornada:

Rendimentos de FII’s

Saiba como declarar rendimentos de Fundos Imobiliários.

Não sabe como declarar seu IR na Bolsa?

Conheça a Akeloo