Yield Curve — ou Curva de Rendimento, em tradução literal para o português — é o termo utilizado para caracterizar os gráficos que apresentam rendimentos de títulos de uma mesma categoria com datas de vencimentos diferentes.
A yield curve é uma ferramenta de comparação entre as rentabilidades de títulos do mercado financeiro — permitindo que o investidor visualize as melhores oportunidades para o momento, maximizando os lucros e amenizando os riscos.
Fundamentalmente, uma yield curve pode se apresentar em três formas principais:
➔ POSITIVA OU NORMAL: os rendimentos de curto prazo são menores do que os de longo prazo — resultando em uma linha de gráfico inclinada para cima;
➔ NEGATIVA OU INVERTIDA: os rendimentos de curto prazo são maiores do que os de longo prazo — resultando em uma linha de gráfico inclinada para baixo;
➔ PLANA: ocorre quando há pouca ou nenhuma diferença entre os rendimentos de curto e longo prazo.
A inclinação da curva é um dos principais aspectos a serem observados em uma análise de yield curve. Alterações na inclinação podem ter explicações macroeconômicas — como o nível de preços de uma economia, a atividade econômica e/ou as taxas de juros de curto prazo, por exemplo.
Outro elemento para o qual o investidor deve estar atento é o nível da curva — estipulado pela taxa de juros de curto prazo e por oscilações violentas que possam deslocar a curva em paralelo.
Indo além, a partir de uma yield curve também é possível visualizar a relação entre as expectativas dos indivíduos acerca do futuro da atividade econômica — além da inflação e da política monetária do Banco Central.
Em razão disso, a inclinação da yield curve tem se apresentado como um artifício eficiente para prever a atividade econômica futura — em outras palavras, um aumento na inclinação dessa curva pode ser entendido como uma aceleração, enquanto uma diminuição na inclinação pode indicar uma estagnação iminente.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.