O Current Yield — também conhecido pela sigla CY e, no português, traduzido como Rendimento Atual — é um indicador do rendimento presente de um título da renda fixa, sem tomar em conta a data de vencimento do ativo. Essa métrica é amplamente utilizada por investidores de renda fixa para tomar as melhores decisões no mercado.

O cálculo de um current yield revela o retorno do ativo em um ano — e esse valor demonstra ao investidor se é vantajoso adquirir o ativo em questão no momento.

A fórmula matemática para mensurar o current yield é:

  • CY = rendimento anual (juros e dividendos) ou cupom / valor de negociação

Ao examinar o resultado do cálculo, é essencial ter o conhecimento de que, em geral, se o valor de uma operação diminui, o CY tende a aumentar. E o contrário também ocorre: se o valor de uma negociação aumenta, o CY tende a diminuir. 

O current yield, além do mais, é empregado para fazer a análise de rendimento de um título com base no seu preço atual e na taxa de retorno corrente do investimento. 

Desse modo, se um título é negociado com desconto se confrontado com o seu valor de fato, pode-se afirmar que seu CY está acima da taxa do cupom. Assim, esse título em específico é considerado interessante para o investidor de renda fixa.

Ao realizar esse tipo de avaliação de um ativo, os resultados encontrados também podem ser utilizados para identificar riscos e contrastar com outros títulos. Isto é, se dois títulos apresentam os mesmos riscos, a melhor opção se encontra naquele que tem o maior current yield.

Indo além, a fórmula do CY pode ser adaptada para analisar e calcular o rendimento de uma ação em circulação na Bolsa de Valores. Para obter esse resultado, basta dividir os dividendos recebidos pelo preço de compra da ação em questão.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.