O Xetra (Exchange Electronic Trading) é um sistema de trading criado em 1997 pelo grupo Deutsche Börse.

De início, foi elaborado para ser utilizado na Bolsa de Valores de Frankfurt — o mercado de ações alemão —, no entanto, com o tempo o Xetra se expandiu para inúmeros outros mercados em diferentes países da Europa e do mundo.

O Xetra revolucionou o mercado financeiro como um dos primeiros sistemas globais de comércio totalmente eletrônico. Atualmente, o seu mercado corresponde a mais de 90% das ações negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt e cerca de 30% das ações negociadas em toda a Europa.

No primeiro momento, o objetivo do sistema era tornar o mercado financeiro alemão mais eficiente — uma vez que permite reduzir custos com transações financeiras, além de oferecer um canivete de funcionalidades que está sempre aumentando a cada atualização.

O funcionamento do Xetra se baseia em um sistema automatizado de negociação financeira, fornecendo uma plataforma para comerciantes licenciados comprarem e venderem ativos — como obrigações, ações e warrants, por exemplo.

Parte de sua funcionalidade está na capacidade de conduzir ordens de compra e venda em uma razão geral eletrônica centralizada, onde todos os dados são documentados e organizados. Para além, o recurso Xetra Observer acompanha cada movimentação em tempo real e acusa qualquer alteração no sistema.

Aos usuários do Xetra também é oferecido suporte por meio da Interface Gráfica do Utilizador (GUI), que permite aos operadores a comunicação por chamadas de vídeo ao invés de somente por texto.

Apesar da controvérsia, o entendimento geral dos especialistas é de que o Xetra não é uma Bolsa de Valores. A rigor, apenas a Frankfurt Stock Exchange representa um mercado acionário, enquanto a solução do Deutsche Börse é um canal de negociação de ativos.

Apesar disso, a bolsa alemã obtém uma grande parcela de seus ganhos a partir da plataforma Xetra. Vários investidores estrangeiros que ingressam na Bolsa de Frankfurt por meio do Xetra são os responsáveis por expandir seus indicadores de lucro.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.