VGBL — ou Plano Vida Gerador de Benefício Livre — é um tipo de previdência privada. Essa categoria de fundo de previdência tende a ser mais vantajosa para quem entrega a Declaração Simplificada do Ajuste Anual do Imposto de Renda ou para quem conta com isenção do IRPF.

Como qualquer contribuinte interessado pode aderir ao VGBL, ele se enquadra como um plano de previdência aberta. Essa alternativa se diferencia dos planos fechados — que são ofertados por empresas aos funcionários e/ou por entidades profissionais aos membros de suas respectivas categorias.

Os investidores do VGBL pagam o IRPF em cima da rentabilidade conquistada somente no ato do resgate. Já na outra opção de previdência privada — o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) —, a alíquota do IR incide sobre o valor total, ou seja, a cobrança acontece anualmente para que o investidor realize uma dedução dos aportes feitos na previdência privada naquele ano-calendário.

Deste modo, para os contribuintes que fazem a Declaração Completa do Imposto de Renda, o investimento em PGBL pode ser mais interessante — contanto que exista um planejamento tributário e uma simulação prévia.

Os dois tipos de previdência privada — VGBL e PGBL — podem aplicar tanto em renda fixa — para os fundos mais conservadores — quanto em renda variável — para fundos moderados e arrojados.

Além da aposentadoria e dos objetivos de longo prazo, o Plano Vida Gerador de Benefício Livre também pode ser sugerido para o planejamento sucessório — uma vez que os recursos aportados em VGBL são repassados diretamente para os beneficiários depois da morte do titular do plano. Isto é, em outras palavras, não há necessidade de inventário.

Indo além, no VGBL também não há incidência de come-cotas. Essa taxação semestral acontece em alguns fundos de investimento comuns e serve como uma antecipação do Imposto de Renda — mesmo quando não há ocorrência de resgates.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.