Dentro do contexto empresarial, um turnaround é uma medida de reformulação estrutural em uma empresa que atravessa uma crise — buscando reduzir danos, corrigir falhas e fazer com que a companhia volte a crescer.
O processo de turnaround é instaurado no momento em que uma empresa começa a apresentar problemas graves — como prejuízos recorrentes e/ou escândalos envolvendo sua administração, a título de exemplo.
Quando um turnaround se faz necessário, é comum que os executivos das empresas designem uma consultoria especializada para realizar o trabalho.
Esses consultores, por sua vez, devem promover um levantamento completo de todo o panorama da companhia — incluindo seus balanços patrimoniais, folhas de pagamento, clientes, processos de gestão, dentre outros fatores.
Partindo dessa investigação, os consultores, ao lado do conselho executivo, apontam as áreas mais problemáticas e traçam um planejamento estratégico para restabelecer a empresa no mercado.
As medidas aprovadas em um turnaround podem incluir:
- Redução do quadro de funcionários;
- Renegociação de dívidas com os credores;
- Auditoria fiscal independente;
- Investimentos em produtividade;
- Liquidação de ativos;
- Free Float (ampliação da oferta de ações em circulação no mercado para levantar recursos).
Apesar disso, executar um turnaround não garante totalmente que a companhia irá se reabilitar.
Como a reformulação da empresa precisa ser empreendida de maneira transparente, quanto mais ela demora para se reestabelecer no mercado, mais aumenta a desconfiança dos investidores e a desvalorização de seus ativos.
Em último caso, quando o plano de reformulação falha e a empresa não conta com caixa disponível para quitar as suas dívidas, é prevista a entrada com um pedido de recuperação judicial.
A depender do tamanho da empresa e de sua fatia de mercado, sua desvalorização e eventual falência podem pressionar os índices da Bolsa de Valores para baixo e afetar outras companhias do mesmo setor.
Atualmente (setembro de 2022), inúmeras empresas listadas na bolsa brasileira enfrentam processos de turnaround — como YDUQS (YDUQ3), IRB (IRBR3) e Qualicorp (QUAL3), por exemplo.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.