O Tesouro SELIC — de nome técnico Letra Financeira do Tesouro (LFT) — é um título público federal da renda fixa, oferecido pela plataforma do Tesouro Direto e com rentabilidade pós-fixada que acompanha as oscilações da Taxa Selic.
Assim como outros títulos públicos de dívida, essa aplicação também equivale a um empréstimo do investidor para o Governo, que utiliza dos recursos levantados para custear seus gastos e investimentos.
Em contrapartida, o Tesouro Nacional se compromete a devolver os valores corrigidos de acordo com uma taxa referencial e em um prazo determinado no momento do investimento. No caso do Tesouro SELIC, os rendimentos do papel estão indexados à taxa básica de juros nacional.
A Taxa Selic é atualizada regularmente pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), como uma forma de manipular os juros aplicados em território nacional para controlar o avanço da inflação de preços no país.
No Tesouro SELIC, quando o Comitê de Política Monetária sobe a taxa básica de juros, a remuneração também sobe. Por outro lado, quando o Copom diminui a taxa, os retornos sobre a aplicação também caem.
Como conta com rendimentos diários, o investimento no Tesouro SELIC conserva o valor investido mesmo para os casos de retirada antecipada. Além do mais, o Tesouro também garante ao investidor a recompra diária do título. Desta forma, pode-se dizer que o Tesouro SELIC é um investimento com boa liquidez, com os recursos sendo direcionados para a conta do investidor no dia útil seguinte ao pedido de resgate — ou em “D+1”, no jargão do mercado.
A maior variante a ser levada em consideração sobre os rendimentos do título é a cobrança do Imposto de Renda sobre os lucros obtidos. As alíquotas, recolhidas pela Receita Federal, incentivam os investimentos de longo prazo. A tributação começa em 22,5% para aplicações de até 180 dias (seis meses) e vai caindo gradualmente, até chegar em 15% para investimentos que superam 720 dias (dois anos).
Em outras palavras, o IRPF sobre o Tesouro SELIC segue a Tabela Regressiva do Imposto de Renda.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.