Uma taxa pré-fixada faz com que um investimento tenha a sua rentabilidade acertada no ato da contratação do título e não apresenta variações durante todo o período em que o ativo fica sob a posse do investidor.
Em outras palavras, o investidor tem conhecimento do valor exato das parcelas a receber, assim como é capaz de mensurar com antecedência qual será o valor inteiro de uma operação e/ou estimar os rendimentos de uma aplicação. Isso quer dizer que o preço determinado no início do contrato será preservado durante todo o período, sem que haja nenhuma interferência externa.
A principal mudança da taxa pré-fixada para a taxa pós-fixada é que a primeira conta com rentabilidade fixa, estabelecida no ato da compra, enquanto a segunda lida com a volatilidade do mercado — e, em função disso, pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Dentre as vantagens da taxa pré-fixada, está o fato de ser, conforme já dito, operada com valores estáticos — o que costuma atrair os investidores de perfil mais conservador do mercado. Afinal de contas, especialmente em cenários de instabilidade econômica, o investimento tende a não sofrer com oscilações — diferente de quando há indexação com a Taxa Selic ou outros indicadores.
Já entre os riscos e desvantagens, também estão os mesmos rendimentos fixos que a aplicação prefixada estabelece para todo o período de contratação. Isso significa que, na data de liquidação, o investimento pode render abaixo da inflação — acarretando em um menor poder de compra do investidor no mercado de consumo.
Existem várias alternativas de investimentos com taxa pré-fixada no mercado — que podem ser escolhidos pelo investidor com base tanto na renda quanto no objetivo e no prazo de vencimento. Alguns exemplos da renda fixa são o Tesouro Prefixado, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), entre outros.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.