Uma taxa pós-fixada, de maneira geral, faz com que a rentabilidade de um investimento esteja diretamente atrelada às oscilações de um indicador econômico.

Ou seja, a taxa pós-fixada não garante ao investidor um valor fixo no ato da contratação do título — posto que o indicador econômico que serve como indexador pode variar ao longo do tempo.

Em outras palavras, a taxa pós-fixada é antagônica à taxa prefixada — uma vez que está relacionada aos índices de inflação e/ou juros de curto prazo, que apresentam volatilidade segundo a situação político-econômica de um país. 

Os indicadores mais utilizados para nortear a rentabilidade dos investimentos de taxa pós-fixada são o CDI, a Taxa Selic, o IPCA e o IGP-M

Na prática, os rendimentos dos ativos são revelados através de uma porcentagem do indexador. Para exemplificar: imagine que um título da renda fixa anuncie que sua rentabilidade está definida em 100% da Taxa Selic. Isso quer dizer que o investimento irá retornar para o investidor exatamente o que render a taxa básica de juros nacional. Por outro lado, se a rentabilidade for combinada em 80% da Selic, isso significa que o investimento irá render 20% abaixo da taxa de juros.

Conforme dito, nos investimentos de taxa pós-fixada, a rentabilidade oscila durante todo o período, já que os indexadores estão em constante flutuação. Mais um exemplo: se a Taxa Selic estiver definida em 10% hoje, mas vier a cair para 8,5% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, uma aplicação hipotética com rentabilidade em 100% da Selic também cairá de 10% para 8,5%. Caso a taxa básica de juros, porventura, volte a subir na próxima atualização do COPOM, o desempenho desse investimento, por tabela, também sobe.

Em resumo: ao lidar com ativos com taxa pós-fixada, esteja sempre de olho no percentual e na variação dos indicadores econômicos que servem como indexadores da aplicação.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.