O tapering — “estreitamento” ou “afunilamento” em tradução livre do inglês para o português — é a política do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) de redução no ritmo da recompra de títulos públicos visando desaquecer a economia e evitar um quadro de inflação causado pelo excesso de estímulos.
O FED é uma autarquia autônoma que determina a política monetária dos Estados Unidos — buscando estratégias para regulamentar o sistema financeiro do país, além de fiscalizar a atividade dos bancos e fixar a taxa básica de juros nacional.
O órgão é constituído de 12 unidades regionais — cada uma com seu respectivo presidente e com independência para tomar decisões. Todas as unidades são supervisionadas pelo Federal Reserve Board of Governors (Conselho de Governadores).
Juntos, os governadores e presidentes compõem o Federal Open Market Committee (FOMC). O FOMC estabelece os eixos da política monetária americana — equivalente ao Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil. Para emparelhar o posicionamento frente aos fluxos financeiros entre o grupo, o comitê se reúne de tempos em tempos para discutir mudanças na taxa básica de juros nacional, compra e venda de ativos, entre outros assuntos.
A compra de títulos públicos aparece com frequência como pauta nas reuniões do FOMC — como estratégia para injetar dinheiro na economia e catalisar a liquidez do mercado, em um programa de incentivo chamado de Quantitative Easing (QE). O QE é colocado em prática, por exemplo, para apoiar a recuperação econômica após crises financeiras generalizadas.
Depois que o processo aquece a economia e conclui seu objetivo, o FED começa a articular o movimento contrário — o tapering. No tapering, o banco central diminui a compra de títulos públicos, revertendo o fluxo de capitais.
A medida se reflete em todo o mercado americano, dado que a redução na demanda tende a jogar o preço dos ativos para baixo — inclusive em países emergentes de maior risco. Por esta razão, o tapering é uma política que tem desdobramentos nos mercados financeiros de todo o mundo.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.