O swap — “troca”, em tradução literal do inglês para o português — é um contrato derivativo de uma operação financeira onde ocorre a transferência mútua de posições entre duas partes quanto ao risco e à rentabilidade.
O investimento em swap pode ter objetivos variados — como especulação, arbitragem financeira e/ou salvaguardar os envolvidos no contrato contra flutuações nas taxas de juros, câmbio, preços de commodities, dentre outros.
O hedge — estratégia de proteção de carteira — é uma das finalidades mais comuns de contratos swap. As trocas de posições podem se estender por bastante tempo, sendo corriqueiro que sejam praticadas por empresas que buscam amenizar os riscos relacionados às suas atividades. Entre os tipos de companhias que mais recorrem ao swap como hedge estão:
- Empresas importadoras ou exportadoras afetadas pelas variações na cotação de moedas diferentes;
- Empresas aéreas que convivem com flutuações nos preços dos combustíveis;
- Gestoras de fundos impactadas pela volatilidade do mercado financeiro.
Por fim, as principais categorias de swaps incluem:
➔ CÂMBIO: são trocas de posições de moedas diferentes. Os swaps cambiais costumam ser utilizados para administrar riscos de câmbio por empresas e para conseguir rentabilidade sobre flutuações na cotação das moedas por investidores — além de ser uma das ferramentas que o Banco Central do Brasil utiliza para controlar o valor do real diante do dólar;
➔ JUROS: são trocas de posições de taxas de juros — como a transferência de juros variáveis e juros fixos entre duas companhias, a título de exemplo;
➔ ÍNDICES: o swap de índices é uma troca de fluxos de caixa relacionados ao retorno ou desempenho de indicadores de preços — como IPCA ou IGP-M — ou ainda de um índice de ações – como o Ibovespa;
➔ COMMODITIES: são trocas de posições embasadas em preços de commodities — adotadas para proteção contra variações nos preços de produtos como petróleo, ouro, grãos, etc.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.