“Spin-off” — ou “subproduto”, em tradução adaptada do inglês para o português — indica o desmembramento de uma área de uma empresa estabelecida no mercado. É, em muitas das vezes, uma estratégia financeira para catalisar a captação de recursos para seções específicas do negócio que demandam maior volume de capital para expansão.
O termo é mais comum no cinema. Na cinematografia, um spin-off é um filme posterior produzido apenas para contar a narrativa de um personagem originalmente secundário. Dentro do mundo empresarial, a noção é semelhante — afinal de contas, se trata da criação de uma nova companhia e/ou produto a partir do negócio atual.
A maior parte dos spin-offs ocorre em momentos onde a empresa-mãe apresenta resultados financeiros particularmente positivos — mas entende que variar a sua oferta de marcas pode ser uma medida assertiva para potencializar ainda mais os seus lucros.
Isto é, em outras palavras, pode ser um momento onde a organização percebe que sua marca atingiu seu limite de crescimento (sem inovação) e/ou sentiu uma estagnação nos resultados.
Por outro lado, também existem situações inversas. Uma empresa que atravessa dificuldades pode se valer do spin-off como uma alavanca para fortalecer suas chances de sobrevivência e de se reaver financeiramente. Trata-se de um procedimento de risco do ponto de vista gerencial — uma vez que um spin-off quase sempre requer investimentos e a criação de novos gastos.
Indo além, dentre as principais vantagens do spin-off para as companhias estão:
- Atender a um novo nicho de mercado;
- Expandir sem comprometer o negócio principal;
- Direcionar o foco da equipe;
- Criar um novo modelo de negócios com baixo investimento;
- Transformar concorrentes em clientes.
Para finalizar, seguem exemplos de spin-offs que talvez você conheça:
- Sony ➔ Playstation;
- Microsoft ➔ Xbox;
- 3M ➔ Post-it;
- Porto Seguro ➔ Azul Seguros;
- Uber ➔ Uber Eats
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.