ROE é sigla para Return on Equity — ou Retorno sobre o Patrimônio, em tradução para o português. O ROE é um indicador financeiro calculado pela soma do lucro líquido acumulado nos últimos 12 meses de uma empresa dividido pelo seu patrimônio líquido. 

No papel, a fórmula é:

ROE  = (Lucro Líquido dos últimos 12 meses / Patrimônio Líquido) x 100

Onde:

➔ LUCRO LÍQUIDO: somatória de todos os rendimentos de uma companhia, excluindo os custos (como taxas, impostos, custos fixos, entre outros);

➔ PATRIMÔNIO LÍQUIDO: diferença entre os ativos e passivos de um negócio. 

O investidor consegue ter acesso tanto ao lucro líquido quanto ao patrimônio líquido das companhias de capital aberto através dos balanços patrimoniais divulgados periodicamente.

O resultado do cálculo do ROE mostra o retorno proporcional que os acionistas estão conseguindo com seu capital investido na empresa. O ROE, além do mais, é capaz de mensurar o potencial de uma companhia de gerar valor com os recursos que detém inicialmente.

Indo além, diversos investidores se confundem e tratam ROE e ROIC como sinônimos. ROIC é sigla para Return on Invested Capital — ou Retorno sobre o Capital Investido no português. O que diferencia os dois indicativos financeiros é que, diferente do ROE, o ROIC também considera financiamentos e empréstimos em seu cálculo.

Assim, enquanto o Return on Equity diz respeito ao patrimônio total e ao quanto uma empresa pode gerar em cima do que já foi aplicado, o Return on Invested Capital mostra a capacidade de gerar lucros.

Por fim, o investidor deve dar atenção a uma série de tópicos para que possa trabalhar com o ROE de maneira mais eficiente. Alguns deles são:

  • Não deixar de explorar outras fórmulas e indicadores;
  • Acompanhar as métricas das empresas onde deseja investir com frequência;
  • Realizar o monitoramento das ações de sua carteira de investimentos;
  • Se manter antenado nas notícias do mercado financeiro;
  • Estar atento às variações da Bolsa de Valores.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.