A renda per capita é o produto da divisão do coeficiente total da renda de um país ou região por seu número de habitantes. Em economia, é um dos principais indicadores utilizados para mensurar o grau de desenvolvimento de uma localidade.

A expressão “per capita” vem do latim e quer dizer “por cabeça” — isto é, em outras palavras, o índice toma em consideração todos os membros de uma população em particular e a sua participação na renda total do país.

A quantidade de bens e serviços finais produzidos em um país no decurso de um ano, por sua vez, compõe o Produto Interno Bruto (PIB). Apesar disso, o PIB diz respeito somente à produção interna — ou seja, efetuada dentro do próprio país.

Levando em conta os bens e serviços produzidos no país — o PIB — e os recursos que entram e que saem para o exterior — a Renda Líquida do Exterior (RLE) —, encontramos o Produto Nacional Bruto (PNB). Tanto o PIB quanto o PNB são calculados e publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Colocando em fórmulas:

  • PIB: produção anual de bens e serviços finais ocorrida dentro da circunscrição territorial de um país;
  • PNB: PIB + RLE;
  • RLE: renda vinda do exterior – renda que saiu para o exterior.

A renda per capita é orçada sobre o Produto Nacional Bruto de uma nação. Na prática — salvo raras exceções —, a diferença em valores entre o PIB e o PNB de um país costuma ser pequena.

Embora seja um indicador amplamente utilizado na literatura econômica em geral, a renda per capita pode camuflar discrepâncias na distribuição de renda de uma nação. Um país, a título de exemplo, pode dispor de uma excelente renda per capita — contudo, com altos níveis de concentração de renda e desigualdade social.

Indo além, também podemos abranger a renda per capita familiar. Para calcular:

  • Some todos os rendimentos dos familiares que moram com você (salários, lucros de atividade agrícola, pensões, aposentadorias, entre outros);
  • Divida o resultado encontrado pelo número total de familiares que residem em sua casa — inserindo também os que não têm renda;
  • O valor encontrado será a renda “por cabeça” de sua família.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.