NFT (Non-Fugible Token) é um termo que tem origem na língua inglesa e que significa, em uma tradução livre, Token Não Fungível.

Antes de mais nada, é preciso conhecer o conceito de fungibilidade: a propriedade de um item ser substituído por outro de mesma espécie, qualidade e quantidade, como por exemplo, o dinheiro.  Já os itens infungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares singulares.

Podemos agora definir um token não fungível (NFT): um tipo especial de token criptográfico que representa algo único e que tem sua criação atrelada à emissão de um certificado de autenticidade.

A partir dessa certificação de autenticidade, os NFT’s podem, dentre inúmeras possibilidades, ser vistos como obras de arte. Além de possuírem um valor subjetivo, oferecem ao comprador a segurança de adquirir algo autêntico e  singular, independente de que hajam cópias do item.

Seu conceito é muito inovador mas já demonstra ter um enorme potencial com aplicações muito amplas: arte digital, itens de games, música, esportes, gifs, memes, etc. Tudo que pode ser digitalizado e receber a certificação de autenticidade digital pode ser colecionável e ter apelo comercial.

Vale mencionar que, sendo itens digitais, os tokens ficam armazenadas numa base de dados extremamente segura e, ao mesmo tempo, compartilhável: o blockchain. Ao proprietário do NFT cabe a guarda das chaves privadas que dão acesso aos mesmos no blockchain e garantem assim sua posse.

Apesar de ser um mercado muito recente, aquisições de valores muito significativos na casa de dezenas de milhões de dólares já são vistas e várias plataformas estão sendo criadas para explorar esse novo universo.

 

 

 

 

 

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.