Imposto é um encargo financeiro obrigatório, estipulado pelo governo, cuja finalidade é o investimento em serviços e obras públicas, além de custear suas despesas administrativas – a máquina pública.
Tal cobrança pode se dar no âmbito federal, estadual e municipal.
Quanto às diferentes classes e categorias, podemos citar:
- impostos diretos: por exemplo, o IRPF e o IRPJ;
- impostos indiretos: por exemplo, as mercadorias adquiridas no mercado cujo tributo faz parte da composição do preço, ou seja, o consumidor pega por ele e não o produtor;
- impostos proporcionais: tributos fixos aplicados a capitais variados;
- impostos progressivos: são tributos variáveis que acompanham proporcionalmente o aumento dos rendimentos a que se aplicam;
- impostos regressivos: são tributos variáveis que acompanham inversamente e proporcionalmente o aumento dos rendimentos a que se aplicam (por exemplo, o ICMS).
Dentre os inúmeros impostos cobrados no Brasil nos seus respectivos âmbitos e tipos de contribuinte (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica), podemos citar alguns exemplos:
1 – Federais:
- PIS – Programa de Integração Social;
- Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- IOF – Imposto sobre Operações Financeiras
- IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
2 – Estaduais:
- ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e serviços
- IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
- ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação – cobrado sobre heranças.
3 – Municipais
- IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana
- ISS – Imposto Sobre Serviços
- ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Inter Vivos
Considerado crime no Brasil, o não pagamento dos impostos (sonegação fiscal) pode gerar multas e até levar à prisão. Daí a importância de estar sempre em dia com seus impostos para evitar tais complicações.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.