O recolhimento de imposto complementar é um pagamento opcional que pode ser realizado para antecipar o imposto de renda devido na Declaração de Ajuste Anual (DIRPF), no caso de recebimento de duas ou mais fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou mais de uma pessoa jurídica.

Para fazer o cálculo do imposto complementar, deve ser utilizada a tabela progressiva anual do imposto de renda das pessoas físicas e podem ser deduzidas, desde que pagas até o mês do recolhimento mensal, as despesas com instrução, médicas e as escrituradas em livro Caixa, além das deduções utilizadas na base de cálculo mensal ou pagas até o mês do recolhimento mensal (mesmas deduções do carnê-leão).

O imposto complementar pode ser retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, e nesse caso a pessoa jurídica torna-se solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida.

O pagamento deve ser efetuado no curso do ano-calendário, até o último dia útil do mês de dezembro, por meio de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Para preencher o DARF, utilize preferencialmente os programas Sicalc, ou SicalcWeb ou ainda um modelo de DARF em branco, com o seguinte preenchimento:

Campo O que deve conter
01 Nome e telefone do contribuinte.
02 31/12 do ano-calendário do pagamento no formato DD/MM/AAAA.
(Exemplo: se deseja pagar o imposto complementar em 2020 para que na declaração de 2021 (exercício 2021/ano-calendário 2020) possa incluir esses valores e abater do valor apurado naquela declaração, ele deve utilizar para período de apuração 31/12/2020).
03 Número de inscrição no CPF.
04 0246
05 Deixar em branco.
06 Data do pagamento no formato DD/MM/AAAA, visto que não há data de vencimento definida para esse imposto.
07 Valor principal da receita que está sendo paga.
08 Deixar em branco.
09 Deixar em branco.
10 Repetir o valor do campo 07.
11 Autenticação do Agente Arrecadador (Banco).

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.