A hipoteca nada mais é que uma garantia de pagamento de uma dívida – como um empréstimo ou financiamento, por exemplo – contraída por pessoa física ou jurídica, através da oferta de um bem – normalmente, um imóvel. Nestes casos, caso o devedor não honre suas obrigações corretamente, o bem hipotecado pode ser tomado pelo credor para quitação da dívida.

No Brasil, a hipoteca acabou ficando obsoleta nos últimos anos, e foi substituída pelos bancos e instituições financeiras pelo empréstimo com garantia de imóvel. Isso aconteceu por conta da burocracia para a tomada do imóvel do devedor no caso da hipoteca – o que dificultava a recuperação do dinheiro emprestado por parte dos bancos.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.