Também conhecido como “rating” ou classificação de risco, o grau de investimento é uma classificação concedida a um país, empresa ou operação financeira para mensurar seu risco de crédito. Em linhas gerais, o intuito é avaliar a capacidade da empresa ou país em arcar com suas dívidas — e as chances de inadimplência envolvidas na operação.
Com outras palavras, podemos afirmar que, ao indicar um grau de investimento, as agências de rating estão apontando aos investidores as companhias nas quais eles podem aplicar o seu dinheiro com maior tranquilidade — uma vez que o risco de tomar calote é menor.
Na prática, o grau de investimento afeta diretamente a venda de títulos de empresas ou governos no mercado. Como os investidores adquirem estes papéis com a promessa de que vão receber o dinheiro de volta no futuro com juros, uma instituição com avaliação ruim acaba por ser preterida no mercado por outras mais confiáveis.
O grau de investimento é gerado por agências de classificação de risco — como a Moody’s, Fitch e a Standard & Poor’s. Partindo de análises criteriosas, essas agências metrificam a capacidade de uma instituição em honrar os seus compromissos — e, de acordo com essa capacidade, atribuem uma nota que pode ir de AAA a D.
Para criar uma classificação de risco de crédito, as agências empregam tanto técnicas quantitativas — como análise de balanço, fluxo de caixa e projeções estatísticas —, quanto análises de componentes qualitativos — como ambiente externo, questões jurídicas e percepções sobre o emissor da dívida e seus processos.
Também entram na avaliação as garantias e proteções contra riscos e a data de vencimento das operações. Sendo assim, uma mesma companhia pode apresentar títulos de dívida com diferentes notas, de acordo com as garantias oferecidas ou os prazos estabelecidos.
Além do grau de investimento, na ponta contrária também existe o grau especulativo. Neste tipo de análise, as maiores notas são dadas às empresas e governos com maior risco de dar calote em seus credores.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.