O termo fintech é um neologismo com origem na junção das palavras do idioma inglês “financial” e “technology”. Como o próprio nome indica, a palavra é usada para designar as empresas que, através da tecnologia, apresentam soluções inovadoras para o setor financeiro.

Em geral, são empresas que trabalham com produtos e serviços digitais, tais como meios de pagamento, de transferências e de investimentos. Operam de maneira otimizada e desburocratizada, a fim de resolver problemas cotidianos do público em geral. Muitas destas empresas começam como startups e com um modelo de negócio escalável. Isso até que consigam investidores que acreditem no negócio e aportem capital para seu desenvolvimento e consolidação no mercado.

Além da criação de diversas soluções, as fintechs possibilitam ainda a redução dos custos praticados pelo sistema financeiro e bancário tradicionais, democratizando o acesso ao crédito e ao mundo dos investimentos. Como a tecnologia consegue gerar uma grande redução nos custos do negócio, essa economia acaba chegando em alguma medida aos clientes. Por exemplo, um banco digital pode funcionar perfeitamente sem a necessidade de agências físicas e todo o seu aparato, inclusive de pessoas. Acabam sendo então um canal de benefícios e prosperidade para pessoas e empresas.

Dentre vários exemplos de produtos e serviços oferecidos por fintechs, podemos destacar:

  • plataformas de negociação e de investimentos (Nelogica);
  • gestão de carteira e de tributos sobre investimentos  (Akeloo);
  • contas bancárias digitais que podem ser abertas através de um smartphone ou computador;
  • cartões de crédito físico ou digitais sem cobrança de anuidade;
  • contratação de empréstimos a taxas mais reduzidas;
  • gestão de contas, orçamentos e despesas;
  • gestão de investimentos;
  • gestão de pagamentos;
  • seguradoras; etc.

Com foco nos clientes, as fintechs têm levado aos consumidores produtos e serviços de forma mais barata, eficiente e com maior qualidade. Além disso, as plataformas costumam ser de fácil utilização e oferecer bom atendimento, fazendo com que ganhem cada vez mais espaço no tradicional setor financeiro.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.