Evolução patrimonial refere-se a todas as alterações sofridas pelo patrimônio de um contribuinte, de um ano para o outro, na sua composição qualitativa e/ou quantitativa.

A variação patrimonial qualitativa é aquela que caracteriza um tipo de “permuta” que não altera o patrimônio líquido do contribuinte.

Já na variação quantitativa, há saída e entrada de montantes que alteram o patrimônio líquido positiva ou negativamente.

Numa variação patrimonial positiva, é muito importante que os rendimentos líquidos do contribuinte sejam superiores à essa variação. Caso contrário, a Receita Federal entenderá que há um “acréscimo patrimonial a descoberto”.

Se isso ocorrer, o problema pode ser corrigido com uma declaração retificadora.

Caso o declarante não corrija o erro, o mesmo fica sujeito à acusação de sonegação fiscal e deverá fazer o pagamento da diferença dos valores à Receita Federal, além de multas.

Atualmente, com a tecnologia do cruzamento de dados e com base nas informações que você declarou sobre seu patrimônio nos anos anteriores, o Leão consegue conferir facilmente se os seus rendimentos justificam sua evolução patrimonial. Ao contribuinte cabe ser cuidadoso e sempre  informar corretamente o seu patrimônio na sua Declaração Anual de Imposto de Renda.

Por fim, vale ressaltar ainda que, mesmo que a evolução patrimonial do contribuinte não seja passível de tributação na Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda, ela deve ser sempre declarada, mantendo assim a sua situação regularizada com a Receita Federal.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.