Dumping é um termo normalmente utilizado no contexto do comércio internacional e refere-se à prática, por parte de países ou empresas, de exportar um produto a um preço inferior ao preço que é praticado no mercado interno do exportador. 

A principal vantagem do dumping comercial, por parte de quem realiza a venda, é a capacidade de ampliar o seu mercado de atuação e ainda prejudicar ou eliminar os seus concorrentes. O problema é que para isso, muitas vezes, o procedimento ocorre de uma forma considerada injusta. 

Para viabilizar sua execução, é comum que o país exportador ofereça subsídios aos produtores a fim de compensar as perdas sofridas pela venda dos produtos abaixo de seu custo de fabricação. Neste caso, como essas negociações normalmente envolvem grandes volumes financeiros, essa situação pode se tornar insustentável a longo prazo. Além disso, podem ocorrer restrições comerciais por parte dos países compradores, principalmente através do aumento da alíquota de importação para aqueles produtos e com a limitação na sua quantidade de compra permitida.

O dumping é legal de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), a menos que o país que realiza a compra dos produtos possa mostrar efetivamente os efeitos negativos que a empresa exportadora causou a seus produtores domésticos. Mas, independente do julgamento da OMC, a maioria das nações não é a favor dessa prática.

Além do dumping comercial, o conceito existe em outras formas de aplicação, tais como:

– Dumping Social: ocorre quando uma empresa se instala em outra localidade para aumentar a sua rentabilidade devido ao afrouxamento de leis trabalhistas e demais custos com a mão de obra. Esse tipo de situação só é caracterizado como dumping se houver grandes impactos sociais negativos ou se as condições oferecidas aos trabalhadores se aproximem daquelas que infringem os direitos humanos;

– Dumping Ambiental: é semelhante ao caso acima mas ocorre em relação a leis ambientais mais brandas. Essa prática pode causar graves prejuízos ao meio ambiente e pode ocorrer simultaneamente ao dumping social.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.