O Déficit Primário é o resultado de gastos maiores do que a arrecadação de um país, em um determinado período. Apesar de ser um conceito fácil de entender, a contabilidade utilizada em seu cálculo é bastante complexa.
Mas, de maneira simplificada, podemos dizer que todos os gastos do país, tanto nos necessários investimentos de obras e serviços públicos quanto na manutenção de sua própria estrutura governamental (máquina pública), devem ser pagos com a arrecadação de impostos. Quando a conta não fecha, normalmente os governos recorrem à emissão de títulos públicos – como o Tesouro Direto no Brasil – para arrecadar o dinheiro necessário.
Vale ressaltar que, além do desequilíbrio orçamentário em sí, o problema do déficit primário se torna mais complexo porque a decisão de reduzir os gastos ou aumentar as receitas do país depende de vários agentes (no Brasil, passa pelos poderes executivo, legislativo e judiciário), o que torna o tema algo político e não simplesmente técnico-contábil. As decisões se tornam morosas, burocráticas e enviesadas por ideologias e interesse pessoal.
Como consequência quase imediata do Défict Primário, podemos citar o rebaixamento do país junto às agências de rating e consequente perda de crédito com grandes investidores mundiais. Isso acaba por dificultar a gestão da dívida e pressionar ainda mais a economia do país. Com a dificuldade de conseguir recursos externos, os governos tendem a aumentar suas taxas de juros para se conseguirem se financiar mas, na prática, só aumentam e postergam o problema para o futuro.
É um ciclo vicioso que se baseia numa inflação gradativa e que gera alto impacto social de desemprego e pobreza.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.