O Copom – Comitê de Política Monetária – é um órgão do Banco Central criado em 1996 para estabelecer e acompanhar a política monetária do país. Com reuniões periódicas aproximadamente a cada 45 dias, o comitê constantemente avalia e discute a economia nacional e define sua taxa básica de juros, a SELIC.
Como a SELIC é a principal referência do preço do dinheiro que está sendo praticado, sua definição é de extrema importância na oferta de crédito do mercado. Quanto maior a disponibilidade de capital e quanto menor os juros aplicados, melhor para o empreendedorismo e para crescimento econômico do país como um todo.
A SELIC também acaba impactando diretamente os rendimentos dos investimentos, principalmente em renda fixa. Além disso, fica mais barato renegociar dívidas quando a taxa de juros está baixa. Neste cenário, as instituições financeiras costumam ficar mais dispostas a reduzir os juros do montante total devido.
Enfim, a SELIC é uma taxa de extrema importância para a economia e sua adequada definição é atribuição do COPOM. Para tanto, o comitê faz uma avaliação ampla, considerando diversos aspectos como inflação, política fiscal do governo, condições de liquidez e de funcionamento do sistema bancário, nível de atividade econômica, comércio exterior, expectativa do mercado e outros.
E é dentro dessas inúmeras e complexas variáveis que o COPOM procura cumprir seu papel de atingir um equilíbrio econômico, principalmente através da taxa SELIC, em que se tenha uma inflação baixa e controlada, uma atividade econômica em crescimento e uma balança comercial positiva.
Dentro do seu quadro de membros, do qual o presidente do Banco Central tem direito a voto de Minerva em caso de empate nas decisões a serem tomadas, podemos destacar:
- presidente do Banco Central
- diretor de Política Monetária
- diretor de Política Econômica
- diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos
- diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural
- diretor de Fiscalização
- diretor de Regulação
- diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania
- diretor de Administração
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.