Commodities podem ser definidas como produtos primários comercializados em grandes quantidades em sua forma natural ou pouco modificados, que funcionam como matéria-prima na produção de outros produtos.
O significado da palavra commodity , em tradução livre é mercadoria. Originalmente, o termo era usado para quaisquer tipos de mercadorias mas, ao longo do tempo, essa designação passou por algumas mudanças. Consideradas de baixo valor agregado, possuindo alta durabilidade de armazenagem e com pouca variação de suas características, as commodities são muito utilizadas no comércio exterior a fim de serem processadas no setor secundário – a indústria.
Os principais tipos de commodities, de acordo com sua origem, são:
- Agrícolas: são derivadas da atividade agrícola, como soja, milho, trigo, trigo. Esse tipo é de extrema importância para a economia brasileira, cuja produção abastece diversos países ao redor do mundo.
- Minerais e energéticas: são derivadas do extrativismo mineral ou ligados à energia, tais como, minério de ferro, ouro, prata, cobre, gás natural, petróleo. O Brasil possui um grande potencial a ser explorado e produzido dessa categoria.
- Ambientais: são os recursos naturais e bens produzidos a partir deles, tendo um papel fundamental nos setores agrícola e industrial. São exemplos dessa classe a água, madeira, energia (geração).
- Financeiras: são as moedas fiduciárias emitidas pelos governos como dólar, euro, libra, real, assim como títulos públicos governamentais.
A negociação das commodities se dá no ambiente de Bolsas de Valores, principalmente através do dólar americano, a moeda de referência no sistema financeiro internacional. Sua cotação segue a lei da oferta e da demanda, sendo difícil uma manipulação muito relevante de sua cotação a partir de apenas um produtor.
Para quem desejar investir em commodities, buscando se beneficiar das oscilações diárias de seus preços, é muito importante ter conhecimento do funcionamento do Mercado Futuro. É neste ambiente que ocorre o maior volume de negociação deste tipo de ativo.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.