O CDB – Certificado de Depósito Bancário – é um tipo de investimento de renda fixa em que uma instituição financeira emite títulos a serem vendidos para o público em geral. Dito de outra maneira, do ponto de vista do investidor, é uma forma de se emprestar dinheiro ao banco em troca de juros.
Considerado um investimento de baixíssimo risco, sendo coberto pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito -, é muito procurado por quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos e por aquelas pessoas de perfil mais conservador.
Existem três tipos de CDB oferecidos no mercado cuja variação se dá basicamente quanto às suas regras de rentabilidade:
Pós-fixados: são títulos que normalmente utilizam o CDI como referência de rentabilidade. Assim, seu rendimento final vai variar conforme a oscilação de seu referencial. Por exemplo, para um CDB que paga 110% de um CDI de 10% ao ano, implica em uma rentabilidade de 11% ao ano, 1% a mais que o próprio CDI.
Pré-fixados: neste caso o investidor já adquire o título sabendo de antemão qual será a taxa de juros paga pela instituição financeira emissora do título, caso o mesmo seja mantido até sua data de vencimento. Se um CDB oferece uma rentabilidade de 10% ao ano, essa será sua remuneração ao final do período estipulado. Aqui o risco é precisar resgatar o investimento antes da data, cenário em que pode haver uma perda financeira no investimento. Além disso, a própria rentabilidade contratada pode ficar defasada em relação à economia como um todo, caso ao longo do período de vigência do título ocorra uma subida da taxa básica de juros – SELIC.
Híbridos: são títulos que possuem uma parte fixa e outra que varia conforme seu índice de referência. Por exemplo, um CDB que pague de juros 5% (parte fixa) mais a variação da inflação – IPCA (parte variável). Essa opção pode ser muito interessante para quem não abre mão de garantir o poder de compra do capital investido e ainda obter alguma rentabilidade.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.