A CBLC, ou Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, foi criada em 1997 e é o órgão responsável por custodiar, liquidar e garantir a correta operacionalização de todas as transações que são realizadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3.
Em termos práticos, sempre que um investidor adquire, através de sua corretora, por exemplo ações na B3, a CBLC é quem faz a guarda desses ativos. Dessa forma, mesmo que a corretora utilizada na operação venha a encerrar suas atividades, os ativos adquiridos estão seguros sob custódia da CBLC.
Além da custódia de títulos e ações do mercado de capitais brasileiro, a CBLC é a principal estrutura da B3, fazendo também o controle de riscos operacionais e financeiros e realizando o registro, compensação e liquidação das transações. Tudo com o intuito de garantir a devida segurança, credibilidade e eficiência ao mercado.
Seus serviços são executados conforme as melhores práticas internacionais e ainda apresentam a necessária flexibilidade exigida pelas diferentes necessidades dos agentes atuantes no mercado de capitais brasileiro.
Para isso, conta com recursos tecnológicos de última geração como o sistema STP – Straight Through Processing – que garante segurança e rapidez no processamento das operações em tempo real.
A instituição realiza também toda a gestão de empréstimos entre os investidores por meio de um sistema eletrônico, além de atuar como contraparte das negociações a fim de garantir que se cumpra o que foi acordado.
Quanto à cobrança de taxas pelos seus serviços prestados, a CBLC cobra apenas a chamada taxa de custódia (às vezes absorvida pelas corretoras como forma de atrair clientes), enquanto a própria B3 realiza a cobrança de outras taxas como de liquidação e emolumentos.
Por fim, vale ressaltar que a instituição é regulada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, o que gera ainda mais segurança e credibilidade junto aos investidores em geral.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.