O termo broker, em geral, é usado para designar a função de intermediação de compra e venda e pode ser utilizado em diferentes mercados e atividades tais como, no setor imobiliário, no mercado financeiro e no comércio de bens e serviços.

No mercado financeiro, especificamente no mercado de ações, o broker é conhecido como stock broker. Essa figura é chamada no Brasil de Agente Autônomo de Investimentos, profissional que precisa de certificação para poder atuar.

Sua função é basicamente executar as ordens de compra e venda dadas pelo seu cliente e, para isso, é necessário que ele seja vinculado a alguma corretora. Apesar de, geralmente, não ter a atribuição de recomendar investimentos, o stock broker faz a gestão da carteia do cliente e é comissionado por isso.

Para exercer essa atividade não é necessário possuir uma graduação universitária, mas sim, um certificado emitido pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) – entidade da indústria de intermediação no Brasil autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a oferecer a Certificação e Credenciamento de AAIs.

Com o surgimento do home broker, a plataforma de negociações oferecida pelas corretoras para possibilitar a execução de ordens diretamente pelo titular da conta, a necessidade de um intermediador profissional diminuiu muito.

Mas, ainda assim, a depender de alguns fatores, sua atuação pode ser de grande valia. Primeiramente, há de se considerar que nem todas as pessoas que desejam investir têm conhecimento e interesse em aprender sobre a dinâmica do mercado financeiro. Além disso, este profissional é muito requisitado para trabalhar em instituições que contam com clientes de alto poder aquisitivo e que preferem delegar essa função por questões de praticidade e gestão de tempo.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.