A expressão do inglês Bear Market (em português, mercado do urso) é utilizada em cenários na Bolsa de Valores que representam uma tendência de baixa. Isso significa que uma determinada ação, segmento ou o mercado em si passa por uma fase em que os números exibem seguidamente resultados de baixa.
Esse tipo de movimento indica maior pessimismo entre os investidores, o que os leva a tomar menos risco e, normalmente, está relacionado aos motivos a seguir:
- falta de clareza no cenário e condições atuais;
- indicadores econômicos aquém do esperado;
- maior atratividade da renda fixa por apresentar melhor relação risco x retorno;
- desaquecimento da economia com retração do PIB;
- crises setoriais;
- reversão de ciclo econômico de alta (bull market);
Para não confundir com uma queda por correção natural da bolsa, um bear market precisa apresentar algumas condições que o caracterizem. A principal delas talvez seja um movimento de baixa prolongado mas, há outros indicativos como, por exemplo, uma onda de notícias negativas, uma forte migração da renda variável para a renda fixa ou situações de grande incerteza como guerras e mudanças políticas.
Apesar de não ser possível afirmar com certeza o motivo da escolha do animal para representar essa condição do mercado, muito provavelmente a metáfora diz respeito à forma como o urso realiza seu ataque, ou seja, com uma patada de cima para baixo.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.