O balanço patrimonial consiste na principal demonstração financeira de uma empresa. Por meio do balanço patrimonial, é possível conferir os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma companhia durante um recorte cronológico em específico. Em outras palavras, esse demonstrativo serve para expor os lucros, prejuízos e investimentos do negócio.

O balanço patrimonial é amplamente utilizado pelos investidores para mensurar e avaliar o capital social de uma organização — sendo tido como um dos elementos essenciais da análise fundamentalista.

Este relatório contábil é sempre disponibilizado para o público ao final de um período — em geral, 12 meses. O demonstrativo, em linhas gerais, fornece um quadro global acerca da situação econômica e contábil da empresa — elencando todos os bens, direitos e valores que ela detém em dado momento.

No fim de cada exercício, toda empresa é obrigada — por força da Lei 8.666/93a elaborar seu balanço patrimonial, apresentando abertamente sua evolução de patrimônio. O balanço parcial das contas de uma companhia — tido como o estágio preparatório para o levantamento do demonstrativo completo — é chamado de balancete.

Um balanço patrimonial é constituído, sobretudo, de três grupos principais:

ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Exibe todos os bens e direitos que a companhia possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço da empresa. Especifica todas as obrigações e dívidas financeiras do negócio. É a parte negativa do balanço da empresa. Indicador da diferença entre o ativo e o passivo da organização. Corresponde à riqueza de uma empresa — isto é, aquilo que de fato pertence aos seus acionistas.

A estruturação do balanço patrimonial é sempre realizada em ordem decrescente de liquidez — ou seja, as contas com prazo mais próximo para serem resgatadas (para os ativos) ou quitadas (para os passivos e para o patrimônio líquido) são apresentadas no início do balanço.

Já os valores com prazo mais longo para resgate ou pagamento são jogados para o fundo do demonstrativo.

A utilidade mais relevante do balanço patrimonial é diagnosticar a saúde financeira de uma empresa no momento presente. Partindo disso, o investidor consegue ter noções sobre a qualidade dos ativos da companhia em circulação no mercado financeiro.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.