Balanço de Pagamentos é o registro de todas as transações ocorridas entre um país e os demais países do mundo, num certo período, como por exemplo, em um ano ou em um trimestre. É um conceito mais amplo do que o da balança comercial. Para se chegar ao seu resultado é necessário incluir o capital enviado para o país de cidadãos residentes no exterior e de estrangeiros (pessoas jurídicas ou pessoas físicas), além dos créditos e os débitos de empréstimos tomados junto a bancos estrangeiros. Ou seja, seu conceito inclui todos os dados de transações como compras e vendas de serviços, envios e retiradas de recursos, aplicações e resgates em ativos financeiros, entre outros.

Quando um país compra mais do que vende para o exterior seu Balanço de Pagamentos se torna deficitário. No outro caso, com as vendas superando as compras, o país se torna superavitário.

A fim de equilibrar o balanço ou mesmo torná-lo positivo, é comum que os governos adotem medidas econômicas como a desvalorização da própria moeda (atrai mais compradores aos seus produtos e serviços) ou o aumento tarifário sobre determinados produtos importados, o que desestimula a importação e favorece a indústria local.

Desta forma, o Balanço de Pagamentos acaba servindo com um termômetro econômico, indicando como está o fluxo de capitais do país e quais medidas de política monetária devem ser adotadas. Países menos desenvolvidos e muito deficitários, normalmente, apresentam alto índice de desemprego e diversos problemas sociais resultantes do desequilíbrio econômico.

Porém, visto que uma moeda forte também traz impactos econômicos positivos a uma nação, a questão é bem complexa. O desafio de todos os países acaba sendo encontrar a política monetária adequada, conforme seu contexto próprio e suas especificidades. Países desenvolvidos da União Européia e os Estados Unidos, por exemplo, apresentam regularmente déficit em sua balança comercial mas, mesmo assim, mantêm um bom nível de emprego.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.