Balança comercial, em termos básicos, é o registro de todas as exportações e de todas as importações de bens e serviços executadas por um país, num prazo determinado. Seu saldo é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações realizadas nesse período. Se o saldo da balança for positivo, ou seja, com mais exportações que importações,  tem-se um superávit comercial. Se o saldo for negativo, nesse caso, com as importações superando as exportações, tem-se um déficit comercial. Se o saldo for muito próximo, tem-se um equilíbrio na balança.

Em geral, os países mais desenvolvidos são maiores exportadores de produtos com maior tecnologia aplicada e de maior valor agregado, como eletrônicos, automóveis, máquinas e equipamentos. Já os países em desenvolvimento – e aqui se encaixa o Brasil -, normalmente são maiores produtores de produtos do setor primário como de mineração e da agropecuária.

Quanto aos fatores que influenciam o resultado da balança comercial, podemos citar, principalmente:

  • Câmbio: países com moedas depreciadas tendem a performa melhor nas exportações, visto que seus produtos tornam-se mais baratos em termos relativos nos países estrangeiros. Com isso, as exportações são impulsionadas pendendo a balança para um superávit comercial. Já no caso contrário, países com moedas apreciadas, tendem a ter maior volume de importações, pendendo a balança para o déficit;
  • Oferta e demanda: com um um mundo cada vez mais interligado comercialmente, produtos abundantes em determinado país podem exercer grande influência em sua balança comercial, a depender do cenário econômico mundial. Por exemplo, uma situação de crise de produção alimentar em determinado país pode levar a um aumento expressivo de demanda de alimentos em outro país que seja grande produtor agropecuário, impactando direta e positivamente a sua balança;
  •  Protecionismo: governos costumam atuar impondo altas taxas de importação a determinados produtos, a fim de beneficiar a produção local e, consequentemente, influenciar a sua balança comercial.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.