Backoffice é o termo utilizado para a área administrativa responsável por cuidar dos processos rotineiros e de gestão interna da empresa.

Ao contrário da área de front office, o backoffice possui pouco ou nenhum contato com os clientes e público em geral. Mas, apesar de não estar diretamente ligada à geração de receita da companhia, sua atuação é fundamental para o sucesso da mesma. Apenas para citar alguns, fazem parte do backoffice os departamentos de marketing, RH, jurídico, contabilidade e  financeiro.

Dentre as suas atividades desenvolvidas estão o suporte ao cliente, a logística das mercadorias, o controle de estoque, a gestão de cobranças e pagamentos, dentre outras.

Na prática, toda ação desenvolvida na empresa costuma ser avaliada conforme metas pré-estabelecidas. É o backoffice que se encarrega de avaliar o desempenho das equipes, assim como de analisar se as próprias metas são plausíveis de serem atingidas. E para auxiliar nessas avaliações, são definidos indicadores que auxiliam na visão geral do que está ou não funcionando adequadamente. Produtividade, qualidade, ROI, satisfação do cliente são alguns desses indicadores.

Por fim, é o backoffice que determina os processos que devem garantir o pleno desenvolvimento das atividades propostas, como contratação e treinamento de pessoal, aquisição de materiais, implantação de sistemas de gestão, etc.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.