B2B é a sigla para “business-to-business”, termo inglês que, em tradução livre, significa “empresa-para-empresa” e refere-se às operações comerciais feitas entre companhias e não entre empresa e uma pessoa física (B2C – Business-to-costumer).

Seu conceito e sua dinâmica é fundamental para todo empreendimento, pois, mesmo que a empresa atue inicialmente focada em consumidores finais, provavelmente irá interagir comercialmente em alguma medida com outras empresas. Além disso, a possibilidade de expansões para mercado corporativo pode ser desejável e até vital para o destino da empresa.

O modelo de negócios B2B sempre existiu mas, recentemente, vem ficando mais em evidência devido ao crescente aumento de demanda e estratégias específicas em sua abordagem.

Como principais vantagens podemos citar:

  • maior retenção de clientes;
  • maior quantidade de transações;
  • maior recorrência de receitas;
  • maior previsibilidade financeira.

Por se tratar de qualquer negociação entre duas pessoas jurídicas, sua aplicação é muito abrangente e vai muito além de matérias-primas, commodities e insumos: consultoria, marketing, RH, armazenamento de dados, suporte de TI, materiais de escritório, mobiliário, equipamentos, veículos e outros tantos podem ser objeto de negociação B2B.

Normalmente, clientes B2B costumam ter maiores e mais complexas demandas, acarretando em processos comerciais mais longos e específicos. Porém, no final, os benefícios citados anteriormente costumam prevalecer.

 

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.