Glossário Akeloo

Entenda termos e expressões sobre tributação e mercado financeiro.

Aumento de Capital

Aumento de capital é uma operação que reflete mudanças na estrutura de capital de uma empresa, através da incorporação de novos recursos, com o propósito de elevar seu capital social.

Normalmente, esse instrumento é utilizado para viabilizar o desenvolvimento de novos projetos, aquisições, investimentos, redução de dívidas e aumento do caixa, sempre a fim de impulsionar o crescimento dos negócios como um todo.

Uma maneira muito comum para aumentar o capital de empresas listadas em bolsa, é através da subscrição de ações. Esse método permite que novas ações sejam injetadas no mercado, atraindo novos investidores ao negócio e captando novos recursos. Vale ressaltar que, conforme regulação pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)  o aumento de capitais por subscrição sempre confere preferência de aquisição das novas ações pelos acionistas atuais.

Outra maneira se dá através do acúmulo de lucros da companhia que, a partir de determinado valor, poderá ser incorporado ao capital social da companhia. Nessa modalidade a distribuição de novas ações se dá apenas para os atuais acionistas.

Em Companhias de capital aberto todo aumento de capital deve ser primeiramente aprovado pelo conselho de administração para, então, ser submetido à aprovação pelos acionistas em uma assembleia geral.

E, se aprovado em assembleia, a empresa deverá informar de que forma se dará o aumento de capital, o montante envolvido, o número de novas ações e o período de sua realização.Após todos esses trâmites, ainda é necessário que seja feita uma escritura pública registrada em cartório.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.