Os ativos (assets, em inglês) são bens ou direitos detidos por uma empresa ou pessoa. Esta definição engloba investimentos financeiros, imóveis, mercadorias, ações, dinheiro, créditos a receber, etc.
Já o asset management se refere ao serviço de gestão de fundos e carteiras de investimentos oferecidos por instituições especializadas, cuja supervisão é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Tal serviço deve ser feito sempre considerando o perfil de risco do cliente e, a partir desta definição, buscar sempre o melhor retorno possível conforme este perfil.
Nessa modalidade, o investidor delega as decisões de alocação dos recursos para o asset manager que, por sua vez, costuma trabalhar com uma equipe especializada que pesquisa o mercado em busca de informações relevantes à gestão dos ativos.
Desta forma, assets podem ser uma boa opção para os investidores iniciantes ou para aqueles que não dispõem de muito tempo para a gestão de seus ativos.
Para a escolha de uma asset é imprescindível conhecer seu histórico de rentabilidade e as opções de fundos que são oferecidos.
A remuneração do serviço pode variar bastante dentre as várias opções no mercado mas, em geral, costuma incluir uma taxa de administração e um percentual sobre os retornos obtidos.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.