Amortização é o processo de pagamentos periódicos no qual o valor de uma dívida é quitado. Esses pagamentos podem ser variados ou fixos e seu atraso pode gerar multa e juros.

Normalmente, quando um empréstimo é contraído, cada parcela prevista de seu pagamento contém uma parte referente aos juros e outra ao principal. A quitação desta parte chamada “principal” é que gera a amortização da dívida, ou seja, seu valor total vai diminuindo a cada parcela paga até que se finalize o valor devido.

Vale ressaltar que é muito utilizado o termo “amortizar parcelas” em contratos de financiamento. Nesse caso, o que se quer dizer é que haverá o pagamento antecipado de parcelas, ou seja, antes das suas datas de vencimento.

A vantagem em se amortizar dívidas mais rápido do que o previsto é justamente diminuir a parcela dos juros que incidem nas mesmas, pois, esse encurtamento do período de pagamento ocasiona a diminuição do valor total a ser pago.

Mas o devedor deve estar sempre atento com seu planejamento financeiro para poder amortizar adequadamente suas dívidas, afinal, amortizar antecipadamente um empréstimo pode levar à falta de recursos para quitar compromissos futuros.

Quanto aos sistemas de amortização mais comumente utilizados, podemos citar:

  • Sistema de Amortização Constante (SAC): como o nome indica, a amortização ocorre de forma constante, através de pagamentos periódicos decrescentes. Significa que, à medida que o tempo passa, o valor das parcelas diminuem constantemente;
  • Tabela Price: nesse sistema ocorre o contrário do sistema SAC – as parcelas começam com juros menores mas que vão aumentando até o final do contrato. Nessa modalidade as prestações iniciais não contemplam nenhum valor do principal, ou seja, são formadas apenas por taxas e juros;
  • Sistema de Amortização Misto (SAM): utiliza tanto o SAC quanto o PRICE através da média aritmética das parcelas obtidas pelos dois sistemas.
  • Sistema Americano de Amortização (SAA): paga-se apenas os juros ao longo do período previsto em contrato. A quitação do empréstimo se dá apenas no fim do contrato;
  • Pagamento Único: como o próprio nome já diz, o pagamento do valor total é feito de uma só vez, composto pelo valor da dívida inicial acrescido de juros.

Vale mencionar ainda que o termo “amortização” também é utilizado em balanços contábeis como sendo a operação que registra a diminuição do valor de bens intangíveis de uma empresa. Assim, calcula-se a desvalorização do bem e sua obsolescência.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.