Em linhas gerais, ágio é o valor adicional cobrado sobre determinado bem. Tal conceito aplica-se em toda a economia, desde aplicações financeiras até ativos físicos, como veículos, imóveis, etc.
Na prática, o ágio é como um prêmio cobrado a mais por determinado bem, em relação ao seu valor de face. É a diferença entre o valor intrínseco de um ativo e o seu valor de mercado. Tal fenômeno ocorre devido às mudanças de condições e expectativas dos agentes atuantes em determinado mercado.
Nos investimentos, podemos citar, por exemplo, um título prefixado do Tesouro Direto que sofre um aumentos e decréscimos de seu preço, em vista das oscilações da Selic, ao longo do período de seu vencimento. Esse valor “a mais” que o mercado aceita pagar pelo título é o ágio. De forma inversa, quando o mercado aceita pagar apenas um valor menor que o original de determinado título, ocorre o deságio.
Esse conceito é muito comum mesmo em situações cotidianas e corriqueiras, como acontece com diversos produtos consumidos em diferentes regiões de uma mesma cidade.
Já no mundo dos investimentos, acaba sendo de muita importância, pois consegue revelar como andam as expectativas e o humor dos seus diversos agentes participantes. E assim sendo, acaba servindo como um termômetro do mercado para o investidor.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.