After Market é um termo em inglês que significa “depois do mercado” e se refere à extensão do horário de negociação dos ativos da bolsa de valores para além do seu período normal de funcionamento. Essa janela temporal ocorre num cenário de menor liquidez e maior volatilidade, visto que os grandes players montam suas posições ao longo do pregão.
Essa característica gera boas oportunidades para quem aceita correr mais riscos e tenha experiência, além de, principalmente, uma boa estratégia. Por outro lado, para quem precisa se desfazer de grandes posições, a baixa liquidez pode levar a grandes prejuízos.
Como principais objetivos, o after market visa atender a quem tenha tido alguma dificuldade ou restrição na realização de suas operações ao longo do dia e possibilitar algum ajuste de posição de “última hora”.
Dentre as suas várias regras e restrições específicas, podemos citar como as principais:
- Pessoas físicas podem negociar no máximo R$ 900 mil no dia;
- Não é possível negociar derivativos (opções, futuros e mini índices);
- Apenas ações que tiveram alguma transação ao longo do dia podem ser negociadas;
- A oscilação máxima dos preços é de 2%;
- Só podem ser negociadas ações listadas nos principais índices da B3: IBOV, IBRX50, IBRX100 e IFIX.
Atualmente, seu funcionamento vai de 17:05 até às 18:00, quando se encerram as atividades do dia.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.