ADR – American Depositary Receipt (Recibo Depositário Americano) é um tipo de recibo criado para ser negociado em bolsa, possibilitando que empresas estrangeiras participem do mercado de ações nos Estados Unidos, captando assim novos investimentos. Com isso, tanto empresas estrangeiras se fazem presente no mercado americano quanto os investidores americanos têm acesso a essas empresas estrangeiras.

Os ADRs são emitidos por bancos americanos e negociados em bolsa, através de corretoras, assim como ações e outros ativos. Ou seja, para que as ações de uma empresa brasileira sejam negociadas em bolsa nos Estados Unidos, como na NYSE (Bolsa de Nova York) ou na NASDAQ, elas precisam ser emitidas em forma de títulos, os chamados ADRs.

Esse processo se inicia a partir da compra de grandes quantidades de ações estrangeiras por um banco americano. Então, essas ações são agrupado em lotes e transformadas em títulos (ADRs).

Às empresas estrangeiras, por sua vez, cabe o fornecimento de diversas informações, principalmente sobre sua situação financeira.

Existem três tipos de ADR – American Depositary Receipt, cada um com certo grau de regulação por parte da SEC (Securities and Exchange Commission – Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos):

  • Nível 1: tipo mais básico e menos regulado, sendo negociada em mercado de balcão;
  • Nível 2: nível intermediário de regulação. Costuma ter maior volume de negociação em relação ao nível anterior. É negociada em bolsa de valores;
  • Nível 3: Tipo mais regulado e prestigiado. Lançado necessariamente através de oferta pública na bolsa.

Alguns exemplos de empresas brasileiras negociadas nos Estados Unidos através de ADRs são Bradesco (BBD / BBDO), Petrobras (PBR) e Vale (VALE).

Vale ressaltar ainda que, assim como existem os ADRs nos Estados Unidos, no Brasil são emitidos BDRs – Brazilian Depositary Receipts, ou Recibos Depositários Brasileiros. Eles funcionam similarmente, sendo certificados de ações estrangeiras emitidos como títulos na Bolsa de Valores do Brasil, e regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Alguns exemplos de BDRs são: AAPL34 (Apple), COCA34 (Coca-Cola) e XPBR31 (XP).

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.