Administrador de fundos é a empresa responsável por toda a administração do fundo de investimento e pelas devidas informações, perante os cotistas e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), devendo estar identificado no seu regulamento.

Nela, você encontra além do gestor da sua carteira de investimentos, outros profissionais essenciais nesse tipo de investimento como o auditor, o custodiante e outros.

Além disso, ela é a responsável por aprovar o regulamento do fundo e prestar as devidas contas a você, cotista e demais reguladores como o próprio gestor, que terá um contato direto e constante com suas aplicações.

Em resumo, cabe ao administrador:

  • aprovar o regulamento do fundo;
  • fazer a manutenção dos registros dos cotistas;
  • fazer a manutenção da escrituração das operações praticadas com recursos do fundo, incluindo os registros contábeis;
  • o gerenciamento dos recursos do fundo, como a constituição de reservas, a distribuição ou repasse dos rendimentos devidos aos cotistas e o recebimento de valores em nome do fundo;
  • a publicação periódica do valor das cotas.

Somente pode atuar como administrador de fundos de investimento: bancos múltiplos com carteira de investimento ou carteira de crédito imobiliário, bancos de investimentos, sociedades corretoras ou sociedades distribuidoras de valores mobiliários, sociedades de crédito imobiliário e caixas econômicas, associações de poupança e empréstimo.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.