Ações em Tesouraria são aquelas que são mantidas na tesouraria da companhia, seja porque nunca foram disponibilizadas ao público, seja porque foram emitidas mas, posteriormente, recompradas pela própria empresa.
Vários são os motivos que podem levar uma companhia a recomprar suas próprias ações e, normalmente, a recompra se dá para que essas ações sejam utilizadas nos programas de incentivo dos empregados, para serem distribuídas na forma de proventos ou mesmo para evitar alguma aquisição hostil.
Estando em tesouraria, essas ações não geram direito a voto e nem ao recebimento da distribuição dos lucros da empresa na forma de dividendos. Ainda assim, em qualquer momento, elas podem ser disponibilizadas para aquisição pública na Bolsa ou mesmo canceladas definitivamente.
Atualmente, a legislação não permite que as empresas detenham mais do que 10% de suas ações em circulação.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.