Acionista é o nome que se dá a quem possui uma ou mais ações de uma Sociedade Anônima (S.A) – qualquer empresa com ações negociadas na Bolsa de Valores

As Sociedades Anônimas, um dos pilares do capitalismo moderno, possibilitam aos investidores que participem do capital social da empresa, assim como lhes conferem o direito de participar de seus lucros gerados.

Os tipos de acionistas variam de acordo com a quantidade e com a classe de ações que possuem.

Quanto à classe, as ações podem ser divididas basicamente em ordinárias – aquelas que conferem ao detentor direito a voto nas assembléias – e preferenciais – aquelas que dão preferência no recebimento de proventos da empresa mas não dão direito a voto.

Mas vale citar ainda que existe uma classe de ação chamada de Golden Share que confere ao seu detentor o poder de veto em decisões da empresa mesmo que ele não seja seu controlador.

Já em relação à quantidade, o acionista pode ser majoritário se possuir mais de 50% das ações da empresa, o que pode torná-lo seu controlador, ou minoritário no caso contrário.

As principais formas de remuneração dos acionistas são através dos proventos gerados pela empresa – como dividendos, juros sobre capital próprio e bonificação -, além da valorização da cotação dos seus preços, que historicamente tendem a subir ao longo do tempo.

 

 

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.