Acionistas são os detentores de ao menos uma ação de uma empresa listada na Bolsa, aquelas classificadas como Sociedade Anônima (S.A.). Nesse tipo de empresa, o capital social da companhia é dividido em ações que podem ser negociadas livremente por pessoas físicas ou jurídicas. Já o acionista majoritário é aquele que detém mais de 50% de todas as ações com direito a voto de uma companhia e, dessa forma, possui o seu controle acionário. Ou seja, para se tornar acionista majoritário da empresa, o investidor precisa ser o titular de ações ordinárias ON, visto que a posse delas é que possibilita ao seu detentor votar nas assembleias.
Muitas vezes, o acionista majoritário também é o acionista controlador. Isso porque, ao possuir o maior percentual das ações da empresa, o acionista majoritário adquire a capacidade de decidir, pelo seu poder de voto, as questões discutidas em assembléia.
Mas, há também a possibilidade de o capital social ser dividido de forma que nenhum investidor possua a maioria das ações da empresa. Quando isso ocorre, os minoritários tendem a se organizar para formar grupos controladores e, a partir do somatório de seu poder de voto, conseguir decidir os rumos da companhia, assim como a formação de seu Conselho de Administração.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.