O termo “Ação Cheia” é utilizado no contexto do mercado financeiro para se referir às ações que possuem direitos adquiridos, tais como dividendos, juros sobre capital próprio, bonificações e direitos de subscrição, os quais ainda não foram exercidos pelo titular. Esses direitos e benefícios estão vinculados a um período específico e são acessíveis apenas aos detentores das ações que as mantêm em posse até a data limite, a qual é conhecida conhecida como “data com“.

Para ilustrar, considere a Petrobras, que tem dividendos a serem distribuídos com data com estabelecida para o dia 15 de janeiro. Para ter direito a receber esses dividendos no futuro, é necessário que o investidor mantenha as ações da Petrobras em sua carteira até o final do dia 15 de janeiro. Até essa data, a ação da Petrobras é considerada como “ação cheia”. O mesmo princípio se aplica a outros tipos de proventos e direitos.

Uma vez que os proventos e direitos relacionados a um ativo tenham expirado (data ex), utiliza-se o termo “ação vazia” ou “ação careca” para se referir àquela ação. No exemplo mencionado, a partir do dia 16 de janeiro, as ações da Petrobras seriam consideradas “ações vazias”.

É importante destacar que as empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) são obrigadas a divulgar oficialmente ao mercado todos os eventos de proventos, juntamente com informações detalhadas, incluindo a “data com”. Essa divulgação permite que os investidores organizem suas estratégias financeiras e obtenham maior previsibilidade em relação ao rendimento de seus investimentos, maximizando assim o seu potencial de retorno no mercado de capitais. Ao estar ciente das datas e dos direitos associados às ações cheias, os investidores podem tomar decisões mais informadas sobre a compra, venda ou manutenção de seus ativos, alinhando-se assim aos seus objetivos financeiros de longo prazo.

Confira outros termos na capa do nosso Glossário.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda para investimentos de renda variável, que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.