Wallet, ou carteira criptográfica, é a ferramenta que possibilita a gestão de nossas criptomoedas e demais ativos digitais.

As criptomoedas, na verdade, não existem como moedas, mas como registos de transações contidas numa blockchain operada por nós interconectados ao redor do mundo. Através das chaves públicas e das chaves privadas de uma carteira é que temos a propriedade e o direito sobre as criptomoedas contidas em um determinado endereço nesta blockchain. E são as wallets que nos fornece essas chaves.

Elas podem vir em várias formas e com características distintas. Enquanto alguns podem suportar apenas um ativo digital, como o Bitcoin, outros permitem que você armazene várias moedas.

Existem carteiras de hardware que são dispositivos físicos onde as chaves privadas podem ser mantidas, assim como carteiras online, dentro de aplicativos móveis e até mesmo escritas em papel.

As carteiras de desktop geralmente são instaladas em computadores, enquanto as carteiras móveis possibilitam uma maior mobilidade na gestão dos ativos digitais.

Também é importante fazer uma distinção entre carteiras quentes (hot wallets) e carteiras frias (cold wallets). Enquanto as carteiras quentes estão conectadas à internet, as carteiras frias não estão, sendo por isto consideradas menos propensas a ataques maliciosos e, portanto, mais seguras.

Uma dúvida comum com carteiras de criptomoedas é sobre a diferença e como funcionam as suas chaves públicas e privadas. Enquanto a chave pública é semelhante a um número de conta bancária, onde podemos informá-la a qualquer pessoa e, a partir dela, consultamos e visualizamos nossos fundos, as chaves privadas funcionam como um tipo de PIN ou senha que não devemos revelar a ninguém. Isto porque as informações que elas armazenam permitem acesso e controle total dos nossos ativos no blockchain.

E com tantos aspectos e possibilidades disponíveis, é muito importante pesquisar e estudar bem as características da wallet, antes de utilizá-la como nosso “cofre” de criptomoedas.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.