Um endereço criptográfico é uma sequência de caracteres que representa uma carteira cuja função é enviar, receber e armazenar criptomoedas. É semelhante a um endereço da vida real, e-mail ou site, sendo cada endereço único e denotando a localização de uma carteira no blockchain.
A maioria dos endereços de blockchain são de difícil leitura para as pessoas, pois contêm longas sequências aleatórias de letras e números fazendo com todos eles sejam únicos, mas sem apresentar nenhum problema para a leitura e processamento das redes de computadores.
Os endereços de blockchain são públicos e você pode utilizar um explorador de blockchain (block explorer) para ver as transações de entrada e saída de um determinado endereço. Além disso, também fica disponível para verificacão a quantidade de ativos que o endereço possui. A única exceção são os blockchains baseados em privacidade (por exemplo, Monero e Grin).
Mas embora os endereços sejam públicos, a maioria deles são anônimos, pois a pessoa que possui o endereço, geralmente, não tem seu nome associado a ele. De qualquer forma, há casos em que os endereços e a pessoa ou entidade por trás deles são conhecidos, como no caso de exchanges ou proprietários e fundadores de projetos cripto.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.